sábado, 9 de abril de 2011

Iniciando a Prática

Iniciando a Prática

Iniciando a Prática: o Aquecimento

“O aquecimento nos coloca na plataforma de lançamento para a decolarmos à prática” Carl “Doc” Severinsen
A prática do trompete envolve mais atividade física que se imagina e, como em toda atividade física, a realização de um aquecimento é de extrema importância. O aquecimento não somente prepara o corpo para o exercício que se segue, como também nos motiva com uma preparação mental. Ímpeto e direção são motivados por um aquecimento adequado. Como ter um meio e um fim, sem um início?
Agora, que tipo de aquecimento realizar? Considero o Aquecimento A de Louis Maggio como um aquecimento típico.Esse aquecimento é, paradoxalmente, também utilizado como um DESAQUECIMENTO. O princípio é que essas linhas descendentes, entrando no registro pedal, promovem maior irrigação sangüínea nos lábios fazendo-os revigorados e flexíveis. Depois de uma prática diária muitas vezes exaustiva, a incorporação dessa rotina é de muito benefício como uma massagem labial para o início da restauração dos tecidos para o dia seguinte.
Outro ponto importante a ser notado é que o aquecimento é um preparativo para a prática. Sendo assim, práticas de naturezas diferentes pedem aquecimentos distintos.

IMPORTANTE

  1. Faça o aquecimento tão musicalmente quanto possível;
  2. O mais importante no aquecimento é ouvir o próprio som de desenvolvê-lo.
  3. O fato que devemos ter consciência é que o som é originado em nós e não no instrumento incluindo a nota, a textura, o volume e tudo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário