sábado, 9 de abril de 2011

Ao trabalho : Técnica

Técnica

Técnica

Technical Studies de Herbert L. Clarke é uma excelente fonte onde buscar o desenvolvimento técnico do trompete.
1- Esses exercícios devem ser praticados como se fosse possível passar o dia inteiro tocando-os sem se fadigar – devem ser executados sem esforço e com muita tranqüilidade.
2- Deve-se inicialmente praticar os exercícios de maneira lenta e com perfeição.
3- É recomendável tirar o dedo mínimo do gancho (ou anel) sobre o leadpipe para executar os exercícios.
4- Usar os modelos de articulação recomendados por Clarke – legatostaccato Tstaccato K e combinação desses.
Sobre Clarke há testemunhos que era capaz de tocar uma escala cromática de três oitavas, quatro vezes em um só fôlego. Ele coloca esse exercício no Estudo 9: Com a seguinte introdução:
“Nenhum esforço é necessário”
“O exercício seguinte é meu teste de resistência diário. Ele deve se praticado quatro vezes em um só fôlego“   H. L. Clarke (negrito meu)
Confira o Exerecicio 184 de Clarke.
Bem, o exercício está no método; mas como realizá-lo? Meu palpite é: estudando-o do começo!
As recomendações de Clarke para o primeiro estudo são: Não exceder a dinâmica marcada nos exercícios para evitar fadiga e esforço demasiado. Danos permanentes à embocadura pode ocorrer se o som é forçado. Praticar cada exercício de oito a dezesseis vezes em um fôlego, mantendo lábios e dedos flexíveis. Contrair os lábios levemente nas linhas ascendentes e relaxar nas linhas descendentes.
Podemos adicionar que esses exercícios não devem ser praticados à toda velocidade logo na primeira abordagem. O mais importante é tocar inicialmente LENTA e METICULOSAMENTE. Não estamos ensinado os dedos, e sim a cabeça!
Que velocidade? tão vagarosamente quanto necessário para fazer cada exercício sem erros.
Velocidade, facilidade de execução, fluência e talento artístico, nascem da atitude que partem da vontade de interiorizar a tarefa de maneira aplicada, detalhista a cuidadosa.
Esse método possui também os melhores exercícios para o desenvolvimento da habilidade no dedilhado do trompete. Sobre essa questão, é interessante frisar: Não pressione as válvulas simplesmente: erga os dedos bem altos e bata nelas com força.
É essencial DESCANSAR ENTRE OS EXERCÍCIOS. Clarke tinha um propósito ao colocar fermatas em cada barra dupla final. O ideal é descansar tanto quanto tocou.
Fazer “resumos” integrando exercícios. Depois de executar os exercícios de 1 a 7, fazer o seguinte:
e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário