sábado, 9 de abril de 2011

Ao trabalho : Flexibilidade

Flexibilidade

Flexibilidade

Alguém já disse que tocamos trompete tão bem quanto somos capazes de executar a flexibilidade com facilidade. Claude Gordon falou de como a língua tem um papel fundamental na prática do trompete. Exercícios de flexibilidade são para praticar o nível da língua para produção de cada nota. A característica principal desses exercícios é a ênfase das ligaduras entre notas da mesma série harmônica (mesma digitação) usando as sete combinações dos pistões.
Exercitar-se praticando rotinas de flexibilidade desenvolve fluência por todos os registros do instrumento, melhora a resposta, cria a capacidade de tocar em dinâmicas suaves e, dentre outras coisas, confere uma qualidade sonora “quente e delicada”.
Ao praticar exercícios de flexibilidade, procure ouvir um “click” entre uma nota e outra. As notas deverão saltar do trompete! Quando isso acontece pode-se detectar um “pop” entre as notas.
É essencial usar metrônomo em exercícios de flexibilidade, assim como em exercícios técnicos para, dentre outras coisas, monitorar o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário