sábado, 9 de abril de 2011

Ao trabalho : Articulação

Articulação

Articulação

A língua é usada na articulação do som no trompete como o é na fala – para fazer óbvio o significado da frase, fazendo o discurso musical inteligível. Ao articular, separamos as sílabas, fatiamos as palavras distinguindo-as umas das outras. Clareza e nitidez são frutos de uma boa articulação. A língua ‘modula’ o ar proveniente dos pulmões, fazendo o papel de uma válvula.
Certamente escolas diferentes abordam as articulações de maneiras diferentes. A visão que se segue é oriunda principalmente da escola francesa.

Tenuto

Sílaba dA – Pensar em instrumentos de “cordas” (violino). Deve-se tocar o valor exato e, em algumas situações mesmo um pouco mais prolongado. Tenuto é o particípio passado do verbo italianotenere, cujo significado é manter, sustentar, segurar.  O traço que sinaliza essa articulação é chamado tratina; não é incumum tenuto ser chamado de tatina. Quando uma série de notas a serem tocadas com essa articulação, pode-se escrever “tenuto” literalmente ao invés de usar o sinal.

Staccato

Sílaba dA  (suave e curto) – Não é propriamente uma acentuação, antes tem a propriedade de diminuir o valor da nota. Oserve que ostacctato não é ritmicamente mais forte, pelo contrário, suavidade é esperada.

Martelato

Sílaba tAH! – Firme! Um acento muito forte como a batida de um martelo.

Stacatissimo

Sílaba TA – Mais agressiva, curtíssima (diminuir 3/4 do valor). O nome mais comum para esse acento é staccatissimo. Por ser muito encurtada produz maior projeção. Já ouvi bons músicos chamando de “mertelato fechado”.

Marcato

Sílaba tAm – Como um sino de capela: mais intensidade no início e decrescendo no final. Devem ser tocadas no valor integral. Muitas vezes é chamado simplesmente acento, o que não parece ser a melhor nomeclatura!

Legato

De importância ainda maior que o acento, o legato é técnica básica. O trompetista que golpeia toda e qualquer nota, não extrai do seu instrumento a beleza sonora que lhe é peculiar.

Discussão Adicional

A nomenclatura usada para certos tipos de articulação pode trazer uma impressão distorcida da verdadeira natureza desse processo. O peso inerente nas palavras “ataque” e “golpe (de língua)” pode conduzir a mente do estudante para produzir um impulso violento como se buscasse uma pancada com sua língua. Embora um início impetuoso, decidido e súbito seja muitas vezes necessário, há um número de maneiras diferentes de iniciar uma nota no trompete. O estudo das articulações é de crucial importância para o trompetista.
Têm-se geralmente a impressão que o início da nota determina sua projeção. Acaba-se dedicando quase que exclusiva atenção ao começo da nota em detrimento de outros aspectos igualmente importantes. Quanto à projeção, particularmente, há que se entender que o final da nota está muito mais relacionado.
O posicionamento da língua é também de vital importância no estudo das articulações. Muitos a usam ancorada atrás dos dentes inferiores. Outros acham mais funcional a língua atrás dos incisivos superiores. É consenso, não obstante, que a língua esteja posicionada próxima dos dentes, diminuindo a amplitude dos movimentos para tocar nos diversos pontos da boca, gerando maior agilidade nas articulações.
Diversas ‘sílabas’ são usadas na articulação do trompete. A depender da consoante utilizada, diferentes matizes são extraídas do som. As consoantes T e D são as primeiras a serem aprendidas. Mais tarde LN e R podem ser incorporadas – essa última principalmente na execlução do flurato (flutter tongue no inglês e Flatterzunge do alemão). Mesmo P, atraindo a articulação para os lábios, é aplicável. Nos staccatos duplos e triplos usam-se as consoantes K e G em associação com as outras.

Portato

Outros sinais de articulação devem ser aprendidos tais como oportato que é sinalizado em duas notas com sinais de ligadura estaccatto concomitantemente – isso pode parecer paradoxal já que a ligadura e o staccatto parecem ser antagônicos. Ao encontrar o portato, mantenha a coluna de ar, como é usual na execução de ligaduras, e articule como no staccattoLegato com articulação.

Staccato Forzato

É a combinação dos acentos marcato e staccato. Na execução usa-se o mesmo princípio do marcato porém com uma curta duração, como no  staccato.

Mezzo Staccato

Combinando tenuto e staccato, executa-se com um leve acento com as notas separadas – détachéLegato e com uma separação entre as notas (non legato, portanto). No violino eles executam com uma única arcada, ‘empurrando’ suavemente cada nota. A questão toda que além das vairações de duração, o tenuto também age como um leve acento – é esse aspecto que é emprestado ao staccato quando os símbolos são usados concomitantemente.

Staccato Duro

Com uma curtíssima duração e com muita energia o staccato duroé a combinação do staccato e martelato. Percussivo.

Legato Duro

Bem percussivo em mantendo a nota em seu pleno valor.

Staccatissimo Duro

O mais forte ataque percussivo com uma curtíssima duração.

Mezzo Staccatissimo

Com ênfase e bem curto.

Marcato e Legato

Marcato e legato, ou seja, moderadamente percussivo e com plena duração.

Marcato e Staccatissimo

Moderadamente percussivo e com uma curta duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário