sábado, 9 de abril de 2011

Ao trabalho : Notas longas

Notas Longas

Notas Longas

Prática diária de notas longas ajuda a desenvolver a tessitura, a resistência e a potência no som. É recomendável que uma prática completa tenha notas longas em todos os registros e em todos os volumes. Nem sempre exercícios de notas longas são executados necessariamente com uma única nota, mas se caracterizam por não abranger uma ampla região do pentagrama nem alternar rapidamente entre as notas. Exercícios de notas longas devem ser usados em equilíbrio com exercícios de flexibilidade. Notas longas desenvolvem vários aspectos da prática do trompete. Controle, potência, resistência, tessitura e afinação são melhorados. Há um tipo de exercício advogado por H. L. Clarke que pode ser considerado um legado para a próxima geração de trompetista. Esse tipo de exercício consiste em tocar uma nota até que o ar se esgote e ainda um pouco mais.
1-    Respire profundamente e com o peito erguido sopre qualquer nota no registro médio de maneira confiante.
2-    Quando o ar começa a acabar, você sentirá o estômago tremer – continue soprando ainda mais forte.
3-    Quando a nota pára de soar, mantenha o peito erguido e sopre ainda mais forte esse último fôlego. Empurre cada vez mais até que o ar se esgote e ainda um pouco mais. Não importa o tempo que a nota soa, portanto não economize – o que importa é soprar até que o ar cabe e ainda um pouco mais.
4-    Não toque esse exercício no registro agudo.
5-    Pratique também no registro pedal.
Material interessante para esse exercício:
Daily Drills de Max Schlossberg,
Systematic Approach to Daily Practice de Claude Gordon
e os primeiros exercícios do
Arban’s Method.
Esses exercícios são fantásticos por envolver os músculos responsáveis pela prática do trompete de uma maneira ótima. Antes de fazer esses exercícios, saber descansar é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário