Articulação
Articulação
A língua é usada na articulação do som no trompete como o é na fala – para fazer óbvio o significado da frase, fazendo o discurso musical inteligível. Ao articular, separamos as sílabas, fatiamos as palavras distinguindo-as umas das outras. Clareza e nitidez são frutos de uma boa articulação. A língua ‘modula’ o ar proveniente dos pulmões, fazendo o papel de uma válvula.
Certamente escolas diferentes abordam as articulações de maneiras diferentes. A visão que se segue é oriunda principalmente da escola francesa.
Tenuto
Staccato
Martelato
Stacatissimo
Marcato
Legato
De importância ainda maior que o acento, o legato é técnica básica. O trompetista que golpeia toda e qualquer nota, não extrai do seu instrumento a beleza sonora que lhe é peculiar.
Discussão Adicional
A nomenclatura usada para certos tipos de articulação pode trazer uma impressão distorcida da verdadeira natureza desse processo. O peso inerente nas palavras “ataque” e “golpe (de língua)” pode conduzir a mente do estudante para produzir um impulso violento como se buscasse uma pancada com sua língua. Embora um início impetuoso, decidido e súbito seja muitas vezes necessário, há um número de maneiras diferentes de iniciar uma nota no trompete. O estudo das articulações é de crucial importância para o trompetista.
Têm-se geralmente a impressão que o início da nota determina sua projeção. Acaba-se dedicando quase que exclusiva atenção ao começo da nota em detrimento de outros aspectos igualmente importantes. Quanto à projeção, particularmente, há que se entender que o final da nota está muito mais relacionado.
O posicionamento da língua é também de vital importância no estudo das articulações. Muitos a usam ancorada atrás dos dentes inferiores. Outros acham mais funcional a língua atrás dos incisivos superiores. É consenso, não obstante, que a língua esteja posicionada próxima dos dentes, diminuindo a amplitude dos movimentos para tocar nos diversos pontos da boca, gerando maior agilidade nas articulações.
Diversas ‘sílabas’ são usadas na articulação do trompete. A depender da consoante utilizada, diferentes matizes são extraídas do som. As consoantes T e D são as primeiras a serem aprendidas. Mais tarde L, N e R podem ser incorporadas – essa última principalmente na execlução do flurato (flutter tongue no inglês e Flatterzunge do alemão). Mesmo P, atraindo a articulação para os lábios, é aplicável. Nos staccatos duplos e triplos usam-se as consoantes K e G em associação com as outras.
Portato
Staccato Forzato
Mezzo Staccato
Staccato Duro
Legato Duro
Bem percussivo em mantendo a nota em seu pleno valor.
Staccatissimo Duro
O mais forte ataque percussivo com uma curtíssima duração.
Mezzo Staccatissimo
Com ênfase e bem curto.
Marcato e Legato
Marcato e Staccatissimo
Moderadamente percussivo e com uma curta duração.
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